Energia SolarFique por dentro

NOVA SÉRIE: Entenda a eficiência energética das placas solares

By 8 de dezembro de 2020 No Comments

Olá pessoal,tudo bem com vocês? Hoje vamos dar início a mais uma série de textos sobre placas solares para fechar o ano com chave mestra! 🙂

Mas porquê falar sobre a eficiência energética das placas solares, ou o que significa e qual a importância deste conceito na hora de fazer o projeto de energia solar para minha casa ou empresa? Vamos tentar responder a essas questões da melhor maneira possível.

Em geral, os painéis fotovoltaicos trabalham melhor quando os raios do sol incidem perpendicularmente (90º) em relação às células fotovoltaicas, por este motivo, aqui no hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, as placas são instaladas viradas para o norte, em razão desta posição. Um sistema normalmente é fixado em terrenos ou telhados, mas existem sistemas móveis que direcionam as placas no sentido do sol para que absorva o máximo de irradiação solar possível. Este sistema em geral tem um custo mais elevado, por suposto. 

As células de silício monocristalino tem uma eficiência na conversão da luz solar em eletricidade que varia de 15% a 19%, isso significa dizer que esta é a porcentagem que ela converte da energia que incide sobre o painel, por m2, em energia elétrica. Como obter essa informação? Se o fabricante ou o integrador da sua preferência não te indicar, ainda assim você pode obter esse percentual fazendo um cálculo relativamente simples. Obtenha a área do painel solar multiplicando a largura pela altura do mesmo. Pegue a potência desse painel e divida pela área que você acabou de calcular. Por último divida o resultado por 10 para obter a porcentagem de eficiência da sua placa.

E então, gostou do conceito de eficiência energética apresentado no nosso texto? Na semana que vem vamos dar continuidade abordando outros aspectos relacionados à eficiência das placas, vamos falar como a eficiência pode alterar o projeto de energia da sua casa ou empresa e também como são realizados estes testes de eficiência.

Te espero semana que vem aqui no blog da Spin Solar!

Leave a Reply

Continuar conversa
1
O que você deseja?
Spin Solar
Oi, tudo bem? Sou a Débora da Spin. Digite uma opção:

1 • Orçamento
2 • Visita técnica
3 • Quero ser um revendedor
4 • Outro