
Esse texto é o primeiro de uma série de três aqui no blog da Spin Solar, onde iremos abordar aspectos relacionados a um dos componentes mais importantes do sistema fotovoltaico: as placas ou painéis solares. São eles: do que são feitas as placas solares, como as placas solares geram a energia que conhecemos, qual o custo das placas e informações sobre financiamento.
Para começar nossa série de textos aqui no blog da Spin Solar vamos falar sobre 8 tipos de painéis solares que existem hoje no mercado.
Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino
A tecnologia que utiliza o silício monocristalino é a mais antiga e possui a eficiência mais alta. São painéis facilmente reconhecíveis olhando de perto pois possuem uma cor uniforme, indicando silício de alta pureza e com laterais arredondadas.
São feitos a partir de um único cristal de silício ultrapuro, (lingotes de silício de forma cilíndrica), este é fatiado “em rodelas” fazendo assim, lâminas de silício individuais, que são então tratadas e transformadas em células fotovoltaicas. Cada célula fotovoltaica circular tem ‘é cortada para otimizar o espaço disponível no painel solar monocristalino e aproveitar melhor a área do painel. As células fotovoltaicas então são dispostas no painel em série e paralelamente.
Painel solar fotovoltaico de silício policristalino
Este painel também é feito de silício e a principal diferença entre o mono e o policristalino é o método utilizado na fundição dos cristais. No policristalino, os cristais de silício são fundidos em um bloco, preservando a formação de múltiplos cristais. Quando este bloco é cortado e fatiado, é possível observar esta formação múltipla de cristais.
Uma vez fundido, eles são serrados em blocos quadrados e, em seguida, fatiados em células assim como no monocristalino, mas é um pouco mais fácil de produzir e são ligeiramente menos eficientes.
Painel solar de silício amorfo
É a forma não cristalina de silício usada para células solares e transistores de película fina em LCDs. As células de silício amorfo geralmente apresentam baixa eficiência, mas são uma das tecnologias fotovoltaicas mais ecológicas , pois não utilizam metais pesados tóxicos , como cádmio ou chumbo. Com uma técnica de fabricação chamada de “empilhamento”, várias camadas de células solares de silício amorfo podem ser combinadas, utilizando apenas 1% do silício usado em células solares de silício cristalino. Por outro lado, o empilhamento possui um custo elevado.
Painel solar de telureto de cádmio
A tecnologia se baseia na utilização de telureto de cádmio, um semicondutor disposto em uma fina camada para absorver e converter a luz solar em eletricidade. É a única tecnologia de película fina com custos mais baixos do que as convencionais células solares feitas de silício cristalino em sistemas multi-quilowatts.
Painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio
É o nome para um novo semicondutor usado em células fotoelétricas, cuja fórmula química contém cobre, índio, gálio e selênio. Ao contrário das células feitas com silício que são baseadas numa junção p-n (positivo-negativo) de um mesmo material, estas células são feitas com várias camadas ultrafinas de diferentes semicondutores, cada qual com diferentes gaps de energia (quantidade de energia necessária para que o elétron efetue a transição da característica de isolante para a banda de condução de energia).
Células fotovoltaicas orgânicas
As células são compostas por eletrodos impressos em polímeros. A tecnologia que torna a conversão da luz solar em energia possível nesses finos materiais é a seguinte: polímeros orgânicos condutores ou pequenas moléculas orgânicas absorvem a luz solar e transportam a carga energética para o conversor, que transforma a energia térmica em elétrica. Essas células solares são impressas em uma “folha” de plástico, utilizando o método roll-to-roll, isto é, compactada em um rolo.
Painel solar híbrido
Um painel solar híbrido, definido mais corretamente como um coletor de PVT (Photo Voltaic Thermal) é um aparelho que permite a conversão de energia irradiada pelo sol em parte em energia elétrica e em parte em energia térmica combinando do efeito de um módulo fotovoltaico e um painel solar térmico (cogeração fotovoltaica).
Qualquer que seja o tipo de placa solar que você irá escolher, recomendamos nosso serviço de manutenção que permite maior durabilidade e eficiência do seu sistema.
Fontes: Wikipedia, Portal Solar, E-cycle, pt.Solar-Energia
Foto: Pexels
Gostaria de de receber mais informação
Pretendo entrar neste ramo de geração de energia
Grato
Valdeci
Olá, Valdeci!
Bacana você ter comentado em nosso blog sobre sua intenção de entrar no ramo da energia solar!
Qual é o seu interesse: vendas, instalação, execução de projetos?
Informa também a cidade onde você reside que a gente entra em contato por e-mail, certo?
Um abraço e bom final de semana!