Este texto é destinado a você que está decidido(a) a instalar energia solar fotovoltaica em sua casa, comércio, empresa ou indústria mas ainda não bateu o martelo.
Você já tirou todas suas dúvidas sobre o funcionamento da energia solar, já fez as pesquisas de preço e condições de financiamento, já pesquisou por empresas que atuam na sua região mas ainda falta um detalhe, você não está totalmente confiante na execução do serviço.
Não é para menos, visto que ser consumidor não é tão simples, ter a intenção de compra, o dinheiro e pronto. Muitas vezes a pessoa pode ter alguns problemas com o produto ou a prestação do serviço, e convenhamos, isso é até bastante comum no nosso país, certo?
Nosso intuito com este texto é tentar esclarecer a importância de você contratar uma empresa de energia solar que tenha um setor de engenharia próprio. Mas por que?
A legislação atual permite que técnicos elétricos façam o projeto e execução de sistemas fotovoltaicos de até 800 kVA (KiloVolt Ampere) que se refere ao limite de tensão da corrente do sistema e que o técnico tem permissão para atuar. Bom, aqui você já tem um balizador para sua decisão. Se sua usina ultrapassa este limite, você tem a obrigação de conferir que seu projeto é assinado por um engenheiro e não por um técnico.
Mas okey, digamos que seu projeto está dentro deste limite de tensão e na empresa que você deseja contratar quem assina é o técnico. Você pode ficar tranquilo?
Nossa intenção não é desqualificar o trabalho de qualquer profissional, nem tão pouco fazer distinção de valor entre categorias. Vamos analisar dois aspectos que julgamos importantes para esta tomada de decisão e você julgará conforme sua régua.
Você sabe o que é um projeto?
De acordo com a Decisão Normativa 106, de 17/04/2015 do Confea:
“Conceituar o termo “Projeto” como a somatória do conjunto de todos os elementos conceituais, técnicos, executivos e operacionais abrangidos pelas áreas de atuação, pelas atividades e pelas atribuições dos profissionais da Engenharia e da Agronomia, nos termos das leis, dos decretos-lei e dos decretos que regulamentam tais profissões”
E ART, você sabe qual o significado e importância deste documento?
O objetivo da ART, de acordo com o Crea é:
“A finalidade maior da ART é identificar e relacionar os profissionais vinculados à obra e serviços de engenharia com a consequente atribuição de responsabilidades. A ausência de ART do serviço específico, compromete, em caso de erros ou falhas, a identificação do(s) responsáveis técnico(s) inclusive civil e penalmente.”
Estes dois documentos que fazem parte de todos os sistemas fotovoltaicos precisam ser assinados por profissionais qualificados, com experiência e respaldo de uma empresa que dê o devido valor para esta área vital do negócio.
Confie em quem dá valor à sua tranquilidade e segurança.