Energia Solar

O sol como fonte de energia

O Sol é a estrela no centro do Sistema Solar. É uma esfera quase perfeita de plasma quente. É de longe a mais importante fonte de energia para a vida na Terra.

A energia solar é a luz e o calor do Sol que são aproveitados usando uma gama de tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia fotovoltaica, energia solar térmica, arquitetura solar, plantas de energia de sal fundido e fotossíntese artificial. 

O movimento da Terra ao redor do sol acarreta diferentes tipos de incidência dos raios solares no nosso planeta e isso afeta a forma como os sistemas fotovoltaicos devem ser montados. No hemisfério sul, por exemplo as placas devem estar voltadas para o norte em razão deste movimento.

Um pouco de história

As primeiras pesquisas com energia solar ocorreram no século XIX para em meados do século XX ser produzida a primeira célula fotovoltaica a partir do silício, matéria prima que apresentou a maior eficiência energética. No Brasil, foi somente no ano de 2012 que o governo através da sua agência reguladora estabeleceu as normas e critérios para que os consumidores residenciais, comerciais e rurais pudessem gerar sua própria energia utilizando a rede disponível e ainda acumular créditos pela produção excedente.

Conheça agora os principais componentes do sistema fotovoltaico

Células solares são tipicamente nomeadas após o material semicondutor de que são feitos. Estes materiais devem ter certas características a fim de absorver a luz solar. De longe, o material mais prevalente para células solares é o silício cristalino (c-Si), também conhecido como “silício de grau solar”. O silício em massa é separado em várias categorias de acordo com a cristalinidade e o tamanho do cristal. Um conjunto de células fotovoltaicas constitui um painel fotovoltaico, também conhecido como módulo fotovoltaico.
O efeito fotovoltaico é a criação de tensão ou corrente elétrica nas células de silício após a exposição à luz onde os elétrons presentes no material são excitados e colidem entre si gerando uma energia ou força eletromotriz que é uma propriedade física e química.
Um inversor transforma a corrente contínua que é produzida nas placas em corrente alternada para ser injetada na rede e consumida no imóvel, além de servir para limitar a alimentação em tensão mais alta que a tensão da rede e desconectar da rede se a tensão da rede for desligada.