fbpx
Fique por dentro

Economize dinheiro com energia solar na sua empresa

By 10 de outubro de 2019 No Comments

A energia solar é uma opção para o seu negócio?

por RICK LEBLANC, atualizada em June 25, 2019, livremente traduzido por J. Spoladore marketing@spinsolar
*O texto foi editado e foram incluídas informações referentes ao mercado brasileiro

 

Com o aumento dos preços da energia elétrica das concessionárias e uma diminuição considerável no custo de compra e instalação de sistemas solares, a energia solar se tornou uma alternativa de energia sustentável e econômica para os empresários. Embora muitas pequenas e médias empresas ainda estejam no processo de entender como a energia solar pode fazer sentido para elas, mais de 100 grandes empresas já receberam resultados significativos usando a energia solar. A lista inclui empresas conhecidas, como Walmart, Target, Apple, IKEA e Intel, mas muitas empresas menores e até organizações sem fins lucrativos também estão adotando a energia solar. *No Brasil a AMBEV e Ale combustíveis são exemplos de empresas grandes que investiram em energia solar.

A instalação de sistemas de energia solar pode parecer um investimento significativo inicialmente, mas pode oferecer várias vantagens a longo prazo.

 

Economia de custos de energia

“Falamos de sustentabilidade e de poder agregar o valor de se usar uma fonte renovável de energia aos produtos e a marca da empresa, mas o principal fator para a maioria dos negócios é reduzir os custos”, diz Garrett Colburn, diretor de comunicações de marketing e geração de demanda da REC Solar (empresa que atende exclusivamente empresas nos EUA).

A economia de energia solar pode ser substancial. Os dados de mercado do EnergySage sugerem que o proprietário pode reduzir os custos gerais de energia em 75% usando a energia solar. Segundo o relatório, um proprietário que pagava US $ 1.950 em contas mensais de energia elétrica antes de usar a energia solar passou a pagar US $ 500 após a instalação do sistema. *Em terras brasileiras a economia pode chegar a 95%.

Nos EUA as empresas podem aproveitar os benefícios da energia solar sem fazer um investimento por meio de um Contrato de compra de energia (PPA). O fornecedor de energia solar concorda em fornecer energia ao cliente a uma taxa acordada por um longo período, como 20 anos. A REC usou a abordagem do PPA para ajudar organizações sem fins lucrativos, como igrejas, a economizarem energia a longo prazo.

 

Fonte gratuita de eletricidade a longo prazo

Os infográficos da EnergySage mostram que as empresas pagam seus custos de compra e instalação de painéis solares entre três a sete anos. O benefício real de usar a energia solar começa após esse período, pois as empresas podem desfrutar de suprimento elétrico gratuito por 25 a 35 anos, a vida útil do sistema solar. Comprar e instalar sistemas solares é como pagar antecipadamente as contas de energia de 25 a 35 anos. Os sistemas solares vêm com longas garantias. “A maioria dos fabricantes de módulos oferece uma garantia de desempenho de 25 anos”, observa Colburn. “Para mim, isso fala muito sobre a confiabilidade de seus produtos.”

 

Energia confiável e sem manutenção

Os sistemas de energia solar requerem pouca ou nenhuma manutenção.

 

Dá suporte a uma abordagem comercial verde

Ao evitar fontes de energia não renováveis, as empresas podem criar uma imagem ambientalmente responsável e ajudar a apoiar as aspirações comerciais verdes.

 

Custo da energia solar para empresas

Os preços dos painéis solares caíram mais de 80% desde 2011. A maioria das pequenas empresas não precisa gastar dinheiro adiantado porque a maioria dos provedores de sistemas tem parcerias com financeiras e bancos que facilitam o processo para obtenção de sistemas solares.

Os custos dos sistemas de energia solar para as empresas dependem da demanda de energia do negócio. Como resultado, o custo pode variar significativamente de uma operação para outra.

 

Fatores que determinam o custo da instalação do painel solar

Uma variedade de fatores determina o custo das instalações do painel solar. A necessidade de energia do seu negócio é a mais importante.

 

Os sistemas podem ser montados no telhado ou no solo

Mais de 90% das instalações solares para empresas são sistemas montados no telhado, porque geralmente podem ser dimensionados com a melhor relação custo-benefício. Um fator limitante ao tamanho do sistema solar para a instalação montada no telhado pode ser o espaço disponível, o que pode restringir o tamanho do sistema.

Os sistemas solares montados no solo geralmente são maiores em tamanho. Empresas como GM, Verizon, L´Oreal e outras com requisitos de eletricidade muito altos alimentam suas instalações de fabricação e data centers com esse tipo de sistema de montagem solar.

 

O futuro da energia solar

Colburn afirma que o armazenamento aprimorado é o próximo passo lógico para a energia solar. Dado que fontes de energia como a energia solar ou eólica podem ser esporádicas, o armazenamento pode disponibilizar energia durante períodos de baixa produção e ajudar a evitar o uso de energia convencional para preencher as lacunas. A concorrência para fornecer soluções de armazenamento é cada vez mais intensa entre Panasonic, Tesla, LG Chem e outros.

Houghland conclui que, com armazenamento adequado, as empresas poderão aproveitar a energia solar conforme necessário para evitar taxas de pico de uso de energia convencional e controlar melhor seus gastos com energia.

 

Original em: https://www.thebalancesmb.com/save-money-with-solar-energy-for-your-business-4108504

Acesso em: 10 de outubro de 2019.

Imagem – sede da Apple em Cupertino 100% energia renovável: https://www.apple.com/br/newsroom/2018/04/apple-now-globally-powered-by-100-percent-renewable-energy/

Leave a Reply