Energia SolarFique por dentroFonte de Energia

A divisão setorial do sistema elétrico brasileiro: geração, transmissão e distribuição

By 20 de outubro de 2020 novembro 17th, 2020 No Comments

Olá amigo leitor, decidimos abordar este tema por dois motivos principais. Um deles é que já fizemos um vídeo tutorial falando sobre como é calculado o preço da nossa fatura de luz, visto que pagamos pela energia que é produzida para nosso consumo e pagamos também pela transmissão dessa mesma energia da usina central geradora até a subestação do nosso estado, e depois também pagamos pela distribuição dessa mesma energia para que ela chegue até nossa casa. 

Abordaremos a geração sob a perspectiva de um consumidor que tenha energia solar instalada em sua casa ou empresa. Vamos lá?

Geração de Energia Solar

O consumidor de energia solar produz sua própria energia, deixando de pagar pela energia que é produzida nas hidrelétricas (62% da matriz energética brasileira), e também dos custos de transmissão. No caso de sistemas on grid, em que o consumidor permanece conectado ao sistema da distribuidora de energia, o custo da distribuição permanece, visto que o sistema de geração do consumidor de energia solar fará “trocas” com a distribuidora de energia elétrica num sistema denominado de créditos de energia. 

De forma simplificada, esse sistema consiste no uso da rede de distribuição para injetar a produção de energia que não é consumida, seja porque o sistema gera excedente ou porque o consumo é menor que a produção. Já no sistema off grid, pelo fato de não estar conectado à rede da distribuidora, o consumidor não paga por esse serviço, no entanto ele precisa gerenciar seu excedente de produção através de armazenamento de energia em baterias.

Transmissão

 O sistema de transmissão de energia brasileiro se dá por meio de linhas de transmissão espalhada por todo o território nacional com a função de levar a energia elétrica das fontes geradoras até as empresas de distribuição. Ela faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) que reúne empresas de geração e transmissão de energia de quase todas as regiões do Brasil.

Distribuição

É a etapa final do fornecimento de energia elétrica. As empresas de distribuição de energia são as responsáveis por receber a energia do sistema de geração e transmissão e fazê-la chegar até o consumidor final. Essa rede ou sistema de distribuição pode ser aérea, suportada por postes, também por dutos subterrâneos com cabos e fios. No Brasil, as regras dispostas em resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulam todo esse sistema.

Acesse o link inserido na imagem acima para ver o vídeo tutorial da fatura de luz.

Gostou do nosso conteúdo? Comente e compartilhe com seus conhecidos. 

Foto de PhotoMIX Company no Pexels

Leave a Reply

Continuar conversa
1
O que você deseja?
Spin Solar
Oi, tudo bem? Sou a Débora da Spin. Digite uma opção:

1 • Orçamento
2 • Visita técnica
3 • Quero ser um revendedor
4 • Outro