Energia SolarFique por dentroUncategorized

Quais os problemas posso ter instalando energia solar e como evitá-los?

By 13 de outubro de 2020 No Comments

Você pode estar se perguntando: Será que é muito arriscado instalar energia solar no telhado da minha casa ou empresa?

Se houver uma ventania muito forte ou chuva de granizo, os equipamentos pode ser danificados?

Calma, nossa ideia é te passar tranquilidade com este texto, pra você se sentir o mais confiante possível na hora de fazer a instalação do seu sistema fotovoltaico. Mas veja bem, precisamos que você fique atento a alguns detalhes tanto na negociação como na hora da instalação, pois, como diz o ditado, o olho do dono engorda o boi, concorda?

Então vamos lá. Em quais detalhes exatamente eu preciso estar atento?

A primeira dica é quase sempre a mesma: contrate uma empresa em que você confie. Que tenha experiência, indicação e te dê respaldo técnico e financeiro na hora de te passar um orçamento ou fazer o seu projeto.

A segunda dica é: acompanhe tudo de perto o máximo possível. Faça perguntas e questione. Por que? Olha que bacana. Num projeto fotovoltaico, você tem a possibilidade de contratar a demanda de energia atual para sua casa ou empresa, mas também pode contratar um excedente. Esse detalhe é super importante porque não é raro acontecer das pessoas instalarem energia solar e aumentarem seu consumo de energia, já que agora a energia tá vindo “quase que de graça”, né? Também acontece das pessoas adquirirem mais produtos eletrônicos, isso é uma tendência. E é normal esse tipo de situação acontecer. Então seja precavido e contrate 10, 20, 30% a mais de demanda energética conforme sua necessidade. Mas converse com o consultor ou engenheiro da empresa e entenda qual a melhor situação no seu caso.

A terceira dica é: contrate uma empresa que ofereça um seguro contra danos para você. Se ela não oferecer, contrate você mesmo. Por que? Sim, ventos muito fortes ou mesmo granizo podem danificar as placas solares, mesmo que estas sejam submetidas a diversos testes de força e resistência, afinal a gente nunca pode calcular a força da natureza, né? Por isso aconselhamos que você fica atento neste detalhe. 

Por último, porém não menos importante, são os pequenos cuidados que você deve ter na hora de contratar a empresa que vai executar o serviço de instalação. Escrevemos um texto aqui no blog sobre a importância da empresa ter setor de engenharia próprio, por exemplo. A experiência da empresa no ramo e a confiança que ela passa para executar o serviço também são fundamentais, pois um serviço mal executado pode causar danos na estrutura do telhado da sua casa ou empresa, por exemplo. Se for necessário faça reparos na estrutura, não hesite. Acompanhe o teste da chuva no telhado após a conclusão da instalação e depois corra para o braço. Você com certeza marcou um golaço instalando energia solar!

Leave a Reply