Piso fotovoltaico, talvez em breve estaremos caminhando e pedalando na luz do sol.
Cientistas chineses desenvolveram um piso fotovoltaico que, segundo eles, é adequado para passeios e ciclovias. Os dispositivos foram testados em um ‘deck verde’ em Hong Kong. Os desenvolvedores dizem que os ladrilhos demonstraram conversão satisfatória de energia solar, desempenho antiderrapante, resistência ao calor e robustez.
Onde foi desenvolvido o piso fotovoltaico
Pesquisadores da Universidade de Xangai Jiao Tong da China e da Universidade Politécnica de Hong Kong desenvolveram um pavimento solar para calçadas e ciclovias.
O documento “Desenvolvimento de ladrilhos fotovoltaicos, sobre os quais se pode caminhar, usados para pavimentos”, publicado em Energy Conversion and Management, descreve o piso fotovoltaico como sendo semelhante a uma superfície de pavimento de 500 mm² com uma profundidade de cerca de 20 mm.
Eficiência das células que compõem o piso
Cada placa é feita de nove células solares monocristalinas com eficiência de 15%, conectadas em série para uma potência estimada de 30 a 40 W. As células e o vidro temperado, segundo o grupo de pesquisa, foram comprados de fabricantes chineses não especificados e montados em Hong Kong. Dois protótipos foram desenvolvidos, apresentando diferentes superfícies antiderrapantes. “Em geral, o piso com camada cruzada tem um desempenho antiderrapante mais alto, mas transmissividade menor à luz solar”, escreveram os pesquisadores. A transmissividade solar foi estimada em cerca de 90% e a temperatura da resistência ao calor atingiu 288 graus Celsius, garantindo que não houvesse preocupações relacionadas à extensa exposição solar.
No entanto, testes externos realizados sem sombreamento produziram potência abaixo do esperado. Isso ocorreu devido à transmissividade reduzida do vidro temperado, segundo os pesquisadores.
Desempenho mecânico do pavimento
O grupo afirma que o piso solar tem resistência mecânica e durabilidade semelhantes ao concreto. “Os resultados mostram que o piso fotovoltaico desenvolvido pode obter desempenho satisfatório em eficiência de conversão de energia solar, antiderrapante, resistência ao calor, durabilidade e resistência à compressão, demonstrando que esses ladrilhos de piso fotovoltaico podem ser usados como substitutos dos pavimentos e trilhos – o convés verde ”, concluiu o estudo.
Questionado sobre o problema do estresse mecânico, o pesquisador Tao Ma disse que a tecnologia para vidro temperado melhorou consideravelmente recentemente. “O estresse mecânico não é o obstáculo, porque agora a força do vidro temperado pode suportar carros e até caminhões”, disse ele. “No entanto, em nossa opinião, é melhor aplicar essa tecnologia em trilhas ou ciclovias, em vez de estradas reais, porque a durabilidade seria um problema”.
Sombreamento nas calçadas e passeios
Ma disse que o sombreamento nas calçadas também não seria um problema. “O efeito de sombreamento pode ser resolvido com a adição de alguns diodos para contornar a célula solar que está sombreada”, acrescentou. “Caso contrário, todo o painel fotovoltaico será impactado se uma célula solar for sombreada. No entanto, a adição de diodos aumentará o custo inicial … O sombreamento não seria um grande problema, pois isso poderia ser resolvido por uma solução técnica.”
Original em:
https://www.pv-magazine.com/2019/12/09/walking-on-sunshine/
Por Emiliano Bellini · 09 de dezembro de 2019
Livre tradução J.S. marketing@spinsolar.com.br
Foto: Subham Dash no Pexels