Fique por dentroInovaçãoNovidades

O compromisso com a reciclagem e o compromisso com a legislação ambiental

By 10 de novembro de 2020 No Comments
legislação ambiental brasil

Olá, se você está acompanhando nosso blog já deve ter notado que nossa empresa dá importância à questão da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Porque afinal de contas, assistir ao crescimento da geração distribuída de energia fotovoltaica no nosso país é uma oportunidade e momento especial para nossas vidas.

No texto onde escrevemos uma segunda parte sobre a reciclagem dos painéis solares, pensamos em abordar um panorama global sobre a questão da reciclagem e uma abordagem mais superficial do posicionamento do Brasil neste tema.

Fomos atrás de empresas que trabalham com reciclagem fotovoltaica no país e descobrimos que nossa legislação ambiental existente estabelece que tenhamos compromisso com o descarte correto do chamado “lixo eletrônico”. As placas solares estão nesta classificação, em razão disso, são estabelecidos pontos de coleta para posterior envio aos locais onde a reciclagem é feita.

O compromisso aqui é compartilhado. As fabricantes devem informar sobre a necessidade e também locais para descarte, os integradores como são chamadas as empresas que realizam a instalação do sistema fotovoltaico (a Spin Solar, por exemplo) e também dos clientes e até das empresas públicas ou terceirizadas que realizam a coleta de lixo urbano.

Estamos falando da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), a Lei dos Crimes Ambientais (lei 9.605 e Decreto 6.514) e do Decreto 10.240 de 12 de Fevereiro de 2020 chamado de Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

Esse arcabouço legislativo ambiental compromete a sociedade como um todo para o compromisso com o descarte correto dos painéis solares. Reciclar é um passo além que algumas empresas integradoras dão no sentido de garantir aos seus clientes a segurança de investir em energia solar com selo da sustentabilidade. Isso é realmente valioso e recomendamos que os consumidores deem atenção a este detalhe importante na hora de escolher a empresa que vai realizar a instalação do seu sistema fotovoltaico.

Nessas horas você pode contar com a Spin Solar!

Leave a Reply

Continuar conversa
1
O que você deseja?
Spin Solar
Oi, tudo bem? Sou a Débora da Spin. Digite uma opção:

1 • Orçamento
2 • Visita técnica
3 • Quero ser um revendedor
4 • Outro