Fonte de EnergiaInovação

Noite também gera energia · Células anti-solares

By 5 de fevereiro de 2020 No Comments
Do céu noturno provém a energia que abastecerá as máquinas durante a noite

Células anti-solares: uma célula fotovoltaica que funciona à noite

 

E se as células solares funcionassem à noite? Isso não é brincadeira, de acordo com Jeremy Munday, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UC Davis. De fato, uma célula fotovoltaica especialmente projetada pode gerar até 50 watts de energia por metro quadrado em condições ideais à noite, cerca de um quarto do que um painel solar convencional pode gerar durante o dia, de acordo com um documento conceitual de Munday e Tristan Deppe, estudante de pós-graduação. O artigo foi publicado e apresentado na capa da edição de janeiro de 2020 da ACS Photonics.

Munday, que recentemente ingressou na UC Davis da Universidade de Maryland, está desenvolvendo protótipos dessas células solares noturnas que podem gerar pequenas quantidades de energia. Os pesquisadores esperam melhorar a potência e a eficiência dos dispositivos.

Munday disse que o processo é semelhante ao funcionamento de uma célula solar normal, mas ao contrário. Um objeto que é quente em comparação com o ambiente ao redor irradia calor como luz infravermelha. Uma célula solar convencional é fresca, fria em comparação com o sol, portanto absorve luz.

O espaço é muito, muito frio; portanto, se você tiver um objeto quente e apontá-lo para o céu, ele irradiará calor em sua direção. As pessoas usam esse fenômeno para o resfriamento noturno há centenas de anos. Nos últimos cinco anos, disse Munday, houve muito interesse em dispositivos que podem fazer isso durante o dia (filtrando a luz do sol ou apontando para longe do sol).

 

Gerando energia irradiando calor

 

Existe outro tipo de dispositivo chamado célula termorradiativa que gera energia irradiando calor para os arredores. Os pesquisadores exploraram usá-los para capturar o calor desperdiçado dos motores.

“Estávamos pensando: e se pegássemos um desses dispositivos e o colocássemos em uma área quente e apontássemos para o céu”, disse Munday.

Essa célula termorradiativa apontada para o céu noturno emitia luz infravermelha porque é mais quente que o espaço sideral.

“Uma célula solar regular gera energia absorvendo a luz solar, o que faz com que a tensão apareça através do dispositivo e a corrente flua. Nesses novos dispositivos, a luz é emitida e a corrente e a tensão vão na direção oposta, mas você ainda gera força “, disse Munday. “Você precisa usar materiais diferentes, mas a física é a mesma.”

O dispositivo funcionaria também durante o dia, se você adotasse medidas para bloquear a luz solar direta ou apontá-la para longe do sol. Como esse novo tipo de célula solar pode operar potencialmente 24 horas por dia, é uma opção intrigante para equilibrar a rede elétrica ao longo do ciclo dia-noite.

 

 Original em: University of California – Davis. “Anti-solar cells: A photovoltaic cell that works at night.” ScienceDaily. ScienceDaily, 29 January 2020. <www.sciencedaily.com/releases/2020/01/200129174512.htm>.

 Journal Reference:

  1. Tristan Deppe, Jeremy N. Munday. Nighttime Photovoltaic Cells: Electrical Power Generation by Optically Coupling with Deep SpaceACS Photonics, 2019; 7 (1): 1 DOI: 1021/acsphotonics.9b00679

 

Livre tradução: comunicacao@spinsolar.com.br

Foto de Albin Berlin no Pexels

 

 

Leave a Reply