Fique por dentroFonte de EnergiaInovaçãoNovidades

[Energia Eólica] O vento como fonte de energia!

By 9 de fevereiro de 2021 No Comments

Olá pessoal! 2021 começou com muitas novidades aqui na Spin Solar. E para inaugurar o primeiro post do ano no nosso blog, não poderíamos deixar de falar dessa novidade, tão maravilhosa novidade que agora a Spin é energia solar e energia eólica também! Mas o que é energia eólica, como surgiu, qual a história? Certo, esse post é dedicado para trazer todos esses pontos para vocês. Vamos lá?!

A matéria prima da energia eólica é o vento, que é simplesmente o deslocamento de ar na superfície terrestre em função das áreas de baixa e alta pressão atmosférica. Conjugando o movimento da Terra que movimenta as massas de ar quente e frio que são absorvidas pela superfície terrestre e devolvidas à atmosfera, temos como resultado os ventos. Energia eólica é a transformação do vento em diversos tipos de energias. Os aerogeradores produzem energia elétrica, moinhos de vento produzem energia mecânica e velas impulsionam veleiros.

É considerada renovável, está permanentemente disponível em qualquer local na natureza, não produz gases do efeito estufa, é limpa e não necessita de muito espaço. É considerada uma das fontes de energia mais promissoras se levarmos em conta o fato de que a água é um bem cada vez mais escasso no planeta, em países como o Brasil em que a matriz energética ainda é majoritariamente proveniente de hidrelétricas, para outros países a energia eólica torna-se uma fonte primordial de energia, com a vantagem extra de poder ser instalada em regiões remotas.

A humanidade tem registros do uso da energia eólica desde os tempos da chamada era da Antiguidade, onde barcos a vela eram impulsionados pela força dos ventos e também para movimentar as pás dos moinhos de vento, para uso na moagem de grãos e drenagem de canais, ventilação de edificações, entre outros. Pelo que se sabe, o atual Irã, antiga Pérsia, por volta do século IX, já possuía moinhos de vento, espalhando a tecnologia pelo Oriente Médio e posteriormente à China, Índia e demais continentes.

Os primeiros experimentos com energia eólica para produzir energia elétrica foram registrados por volta do final do século XIX. Em meados do século XX, por volta da década de 20, começam a ser fabricados e comercializados os primeiros aerogeradores comerciais, com potência de até 3 quilowatts. A partir da década de 1970 as turbinas eólicas que estamos acostumados e acostumadas a ver em diversas paisagens começaram a ser desenvolvidas com potência para produzir até 7.5 MW!

Leave a Reply

Continuar conversa
1
Pedido de orçamento
Spin Solar
Olá, tudo bem? Peça seu orçamento aqui.